Pestanas perfeitas. Em que consiste a epilação de pestanas?
A epilação de pestanas é um tratamento realizado nas pálpebras. Destina-se a remover as pestanas encravadas juntamente com os bulbos. As pestanas que não crescem devidamente tocam e irritam os olhos. A epilação das pestanas também é útil para tratar uma condição que resulta no surgimento de duas linhas de pestanas. O procedimento pode ser realizado nas pálpebras superiores e inferiores. Muitas pessoas têm pestanas encravadas, mas a maioria delas minimiza este problema, embora possa resultar em opacidade corneana. Antes de dizer em que consiste este procedimento, vou explicar as indicações para o tratamento.
Epilação de pestanas – indicações
As indicações mais importantes incluem:
Pestanas encravadas
As pestanas crescem na direção errada (em direção ao olho) e tocam consequentemente na córnea ou conjuntiva. A forma avançada da doença ocorre quando mais de 5 pestanas numa pálpebra tocam no olho. Infelizmente, estudos mostram que esta condição benigna acaba por piorar, pelo que é importante que as pessoas que têm menos de 5 pestanas a toca no olho considerem o procedimento de epilação.
As pestanas encravam por diversos motivos. As causas mais comuns incluem infeções, inflamação, processos autoimunes, defeitos congénitos, agenesia, lesões, pálpebras escaldadas ou feridas, tracoma, lepra, e algumas cirurgias oculares.
Posição errada das pestanas na pálpebra
Se uma ou mais pestanas emergir(em) dos ductos das glândulas meibomianas, isso significa uma posição incorreta das pestanas nas pálpebras. Estou a falar de destiquíase – uma doença muito rara com predisposição genética que resulta em duas filas de pestanas. Pode afetar as pálpebras inferior e superior ou ambos ao mesmo tempo.
As pestanas que crescem em direção aos globos oculares parecem ser apenas um pequeno problema. Aumentam o risco de infeções e doenças oculares e podem resultar na opacificação da córnea. As pestanas que crescem na direção errada causam dor, vermelhidão, os olhos ficam lacrimejantes e excessivamente sensíveis à luz e é criada a sensação de se ter um objeto estranho dentro do olho. No que toca a pestanas que emergem dos ductos das glândulas meibomianas, estas podem causar irritações, úlcera e inflamação corneanas, olhos lacrimejantes e cicatrizes.
Em que consiste a epilação de pestanas?
Os métodos de remoção capilar populares, como depilação a cera, com linha e elétrica, não funcionam no caso das pestanas. A epilação das pestanas pode ser realizada com pinça ou laser. No primeiro caso, as pestanas encravadas são arrancadas juntamente com os bulbos usando pinças (aplicam-se gotas anestésicas).
Por outro lado, a outra forma de epilação das pestanas recorre a um laser que destrói os bulbos das pestanas que crescem na direção oposta. Diz-se que esta técnica oferece melhores resultados, pois a remoção de pestanas com pinça elimina apenas os sintomas da doença. Na prática, a pestana volta a crescer passados alguns dias e toca no olho, resultando na reincidência do problema. No caso da destiquíase, as bolhas, das quais crescem as pestanas, podem ser removidas cirurgicamente.
A epilação das pestanas pode ser realizada por um esteticista, enfermeiro ou médico.