Quais as propriedades de uma boa máscara?
Sabem que qualidades deve ter uma máscara decente para revestir bem as pestanas sem descamar ou causar danos? Fiquem a conhecer as propriedades de uma boa máscara – sabendo quais são, será mais fácil escolher a máscara certa para cada uma de vós.
Um dos grandes problemas das mulheres é escolher o produto de cuidado certo para as pestanas. É realmente complicado encontrar o cosmético que irá satisfazer as vossas necessidades na perfeição. Embora nem todas queiramos obter os mesmos efeitos (há quem procure alongar as pestanas, enquanto outras pessoas desejam aumentar o seu volume), existem algumas qualidades que uma boa máscara de qualidade deve apresentar. Descubram se a máscara que utilizam inclui todas elas!
1. Aplicador de formato adequado
Um dos elementos mais importantes de uma boa máscara é o aplicador. Se o seu formato não foi o correto e se os materiais que o compõem forem de má qualidade, as pestanas não ficarão bem revestidas. Um aplicador de tamanho perfeito deve ser igualmente apropriada para dois tipos de pessoas: as que têm olhos pequenos e as que têm olhos grandes. Em geral, diz-se que os melhores são os aplicadores com pontas estreitas e cerdas com comprimentos diferentes. Para esclarecer, facilitam o revestimento das pestanas mais curtas que crescem nos cantos dos olhos. O material também importa. As melhores máscaras incluem aplicadores com cerdas de silicone que são mais flexíveis, ajustam-se ao formato dos olhos, não arranham, são seguros para quem sofre de alergias e não desencadeiam irritações.
2. Substâncias condicionadoras de pestanas
Há uma tendência crescente em relação às máscaras condicionadoras de pestanas. E essa é uma abordagem bastante racional, porque podemos cuidar das pestanas escolhendo uma máscaras com as propriedades de um condicionador. Naturalmente, este tipo de produto não substitui um sérum de pestanas nem aumenta significativamente crescimento das pestanas, mas cuida constantemente dos pelos para que permaneçam nutridos e hidratados. As substâncias nutritivas que podem ser encontradas neste tipo de máscaras são: pantenol (pró-vitamina B5), óleo de rícino, óleo de argão, vitaminas A e E, extratos de arginina, trigo e gérmen de soja, extrato de Baikal skullcap e até seda ou queratina.
3. Fórmula isenta de substâncias prejudiciais
É boa ideia analisar a lista de ingredientes dos produtos na busca por ingredientes condicionantes, mas também para garantir que não contêm substâncias perigosas. A triste verdade é que são poucas as mulheres que prestam realmente atenção aos componentes das máscaras, pelo que os produtores sentem alguma liberdade ao compor as fórmulas destes produtos. Uma boa máscara deve incluir pigmentos minerais e ceras naturais, em vez de substâncias de ligação, estilização e coloração sintéticas. É também vantajoso quando a máscara não contém conservantes, alcoóis perigosos e elementos pesados, como mercúrio ou níquel. Normalmente, as máscaras contêm alumínio que também é categorizado como metal perigoso. Portanto, o melhor será ficarem familiarizadas com a lista de ingredientes antes de adquirir uma determinada máscara.
4. Resistência ao desgaste e delicadeza
Quando nos perguntam qual a qualidade de uma boa máscara, geralmente dizemos que é a resistência ao desgaste. Depois, optamos por máscaras resistentes à água que prometem manter-se inalteradas nas nossas pestanas independentemente das condições climáticas. Infelizmente, as máscaras resistentes à água nem sempre são a melhor solução. Para a piscina – sem dúvida. Para utilizar diariamente – nem por isso. O melhor será optar por máscaras resistentes ao desgaste que não sejam resistentes à água. Estes produtos são mais fáceis de remover no final do dia e não requerem a utilização de desmaquilhantes fortes, que podem efetivamente contribuir para a irritação da pele. Uma fórmula suave e de longa duração é uma qualidade que devemos procurar numa máscara, se não quisermos danificar as pestanas.
5. Consistência leve e aveludada
Uma máscara perfeita deve ser fácil de distribuir uniformemente nas pestanas. Na maioria dos casos, é o aplicador que facilita esta tarefa. Contudo, até o melhor aplicador de máscara será ineficaz se a fórmula for demasiado espessa, viscosa e pesada. Infelizmente, é difícil encontrar um produto com a textura perfeita – na maioria dos casos, as máscaras mais baratas são demasiado aquosas, manchando as pálpebras, ou são demasiado espessas, formando grumos. Uma consistência aveludada que facilita a aplicação sem deixar as pestanas agregadas e que evita a descamação, é uma qualidade típica das máscaras mais caras. Vale a pena fazer esse investimento.